sexta-feira, 15 de maio de 2015

Conhecendo um escritor (a) | Arthur Conan Doyle



Oiii gente, como vocês estão?? Bem, já faz um tempinho que não posto nada por aqui, motivo: TCC. Para aqueles que também estão prestas a terminar algum curso desejo muita sorte, porque infelizmente o TCC suga um pouco o tempo das pessoas.
Mas, já que gosto muito de falar sobre livros aqui no blog não poderia deixar de falar das pessoas que tem um dom para escrever esses objetos que muitas vezes faz muitas pessoas sorrirem, chorarem, ficarem chocados e às vezes até decepcionados. E o que seria dos amantes de livros se não existisse os escritores? Então não poderia deixar de falar de um grande escritor que com certeza você já escutou falar de alguma obra dele, pois um dos seus personagens mais famoso é o detetive Sherlock Holmes, esse escritor é Arthur Conan Doyle.







Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, considerado uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um renomado e prolífico escritor cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não ficção. Formou-se em medicina pela Universidade de Edimburgo em 1885, quando montou um consultório e começou a escrever histórias de detetive. Um estudo em vermelho, publicado em 1887 pela revista Beeton’s Christmas Annual, introduziu ao público aqueles que se tornariam os mais conhecidos personagens de histórias de detetive da lite­ratura universal: Sherlock Holmes e doutor Watson. Com eles, Conan Doyle imortalizou o método de dedução utilizado nas investigações e o ambiente da Inglaterra vitoriana. Segui­ram-se outros três romances com os personagens, além de inúmeras histórias, publicadas nas revistas Strand, Collier’s e Liberty e posterior­mente reunidas em cinco livros.





Mais tarde, a partir de 1891, As Aventuras de Sherlock Holmes transformam-se em série na Strand Magazine. Cansado da própria criação, Doyle tenta matar o personagem, ele escreveu para sua mãe: "Acho que vou assassinar Holmes… e lhe dar fim de uma vez por todas. Ele priva minha mente de coisas melhores.". Sua mãe respondeu, dizendo, "Faça o que achar melhor, mas o público não aceitará essa atitude em silêncio." Em dezembro de 1893, ele fez o que pretendia para dedicar mais tempo a obras que ele considerava mais "importantes" – os seus livros históricos.
Holmes e Moriarty aparentemente mergulharam às suas mortes nas Cataratas de Reichenbach na história The Final Problem. A manifestação de desagrado do público fez com que o escritor trouxesse o personagem de volta; ele retornou na história A Casa Vazia, com a explicação de que apenas Moriarty havia caído, mas como Holmes tinha outros inimigos perigosos, especialmente o Coronel Sebastian Moran, ele fingiu estar "temporariamente" morto. Com isso, Holmes apareceu em um total de 56 pequenas histórias e quatro livros, escritos por Conan Doyle (ele apareceu em vários livros e histórias por outros autores).



Bem mais tarde,Conan Doyle foi encontrado apertando seu peito nos corredores da Windlesham, a sua casa em Crowborough, East Sussex, no dia 7 de julho de 1930. Ele morreu de ataque cardíaco aos 71 anos. Suas últimas palavras foram ditas à sua esposa: "Você é maravilhosa.". A tradução em português de seu epitáfio em seu túmulo no Cemitério de Minstead é:

VERDADEIRO AÇO
LÂMINA AFIADA
ARTHUR CONAN DOYLE
CAVALHEIRO
PATRIOTA, MÉDICO & HOMEM DE LETRAS




Undershaw, a casa que Conan Doyle havia construído nas redondezas de Hindhead, ao Sul de Londres, e onde ele viveu por aproximadamente uma década, virou um hotel e restaurante entre 1924 e 2004. A casa foi, então, adquirida por um desenvolvedor, e foi mantida vazia desde então enquanto conservacionistas e fãs do autor lutam para preservá-la.



Há uma estátua em honra a Conan Doyle em Crowborough Cross, Crowborough, onde Conan Doyle viveu por 23 anos. Também há uma estátua de Sherlock Holmes em Picardy Place, Edimburgo, Escócia, próximo a casa onde Conan Doyle nasceu.











Para aqueles que são grandes fãs desse escritor assim como eu, tem uma lista bem grande de livros que ele escreveu, porém como essa lista é bem grande vou apenas colocar aqui as principais obras dele:

Aventuras inéditas de Sherlock Holmes

As melhores histórias de Sherlock Holmes

Sherlock Holmes em A ciclista solitária e outras histórias

Sherlock Holmes em Um escândalo na Boêmia e outras histórias

Sherlock Holmes em O cão dos Baskerville

Dr. Negro e outras histórias

Sherlock Holmes em Um estudo em vermelho

Sherlock Holmes em A juba do leão e outras histórias

Memórias de Sherlock Holmes

A nova catacumba e outras histórias

Sherlock Holmes em Os seis bustos de Napoleão e outras histórias

Sherlock Holmes em O signo dos quatro

Sherlock Holmes em O solteirão nobre e outras histórias

O último adeus de Sherlock Holmes

Sherlock Holmes em O vale do terror

Sherlock Holmes em O vampiro de Sussex e outras histórias






Bem, esse foi um pouco desse escritor perspicaz, audacioso para sua época, brilhante e que deixou livros incríveis para que todos nós e as próximas gerações possamos conhecer.

Espero que vocês tenham gostado.


Abraços ^^ 

2 comentários:

  1. Gostei do post. Vc faz qual curso? e o seu tcc é sobre o que? Eu estou tbm na reta final do meu curso, vou começar agora as leituras pro tcc.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Obrigada...eu faço Tec.marketing e o meu tcc é sobre uma empresa que criei de objetos de decoração feitos com materiais reutilizados
      ^^

      Excluir

Oiii... obrigada pela sua visita ^^
Espero que tenham gostado do blog :D
Caso encontrou algum erro ortográfico avise que vai ser corrigido.
Volte mais vezes *_*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...