sábado, 7 de março de 2015

Resenha literária | Percy Jackson e os olimpianos




Oi gente, acredito que a primeira série de livros que lemos é difícil esquecer , tenho que admitir que um tipo de leitura que eu gosto muito é de mitologia grega. E não poderia de deixar de comentar sobre a série Percy Jackson e os olimpianos escrita por Rick Riordan (tio Rick para os fãs) e que realmente sou fã dos livros.  Que passei a ser por conta que estava sem livros para ler, e na época eu ainda não conhecia a biblioteca da minha cidade (que hoje em dia todos os livros que leio são de lá) então um amigo me disse que tinha um livro para emprestar e se eu o gostasse sempre ia emprestar o próximo livro da série. Resultado: gostei tanto da série que terminei os cincos livros menos de um mês.
A série foi divida por cinco livros e fiz essa postagem para falar um pouco de cada um (tentando não dar nenhum spoiler).
A série em si conta a história de um garoto Percy Jackson que ia levando a sua vida normal com a sua mãe e com o seu padrasto (que Percy tenta aturar por consideração a sua mãe) e a sua vida muda completamente quando ele descobre que é meio sangue. Vivenciando várias aventuras que são apresentadas em cada livro.




O ladrão de raios:

    Percy Jackson um garoto com 12 anos que tem TDAH e dislexia. Percy estuda na academia Yancy uma escola para crianças problemáticas. O livro começa quando Percy está em uma excursão da escola a um museu, junto com o seu melhor amigo Grover Underwood que tem um problema na perna. No museu Percy é atacado por a sua professora Sra.Dodds que na verdade é uma criatura mitológica conhecida como fúria. Percy mata a Sra.Dodds com uma espada poderosa chamada contracorrente que está disfarçada de caneta. Só que após a morte da sua professora todos se comportam como se ela nunca tivesse existindo. Percy vai para casa e discute com o seu padrasto que tem um odor estranho. Sua queria mãe Sally Jackson percebe que as coisas estão piorando a cada dia e pede para o amigo Grove que se revela ser um sátiro levar Percy para o acampamento meio-sangue, um acampamento para semideuses, crianças com o pai ou mãe sendo algum deus do olimpo. Assim que eles chegam ao acampamento são atacados por um minotauro que aprisiona a sua mãe. Percy conhece a Annabeth Chase filha de Atena deusa da sabedoria. Logo na sua chegada todos ficam se perguntando de quem Percy é filho. Depois de um jogo de capturar a bandeira. Percy e os outros campistas descobre que Percy é filho de Poseidon. Percy é então acusado de roubar o raio mestre de Zeus então Percy decide entrar em uma missão junto com Annabeth, Grove e um amigo chamado Luke para provar que é inocente e libertar a sua mãe.


O mar de mostro:

Percy descobre que tem um irmão chamado Tyson e são atacados por Lestrigões no início do livro e algo terrível aconteceu no Acampamento Meio-Sangue.
A árvore de Thalia (filha de Zeus), a fronteira mágica de Acampamento Meio-Sangue, foi envenenada. Isto tem quebrado as barreiras que impedem a entrada de monstros Acampamento Meio-Sangue. O professor querido de Percy Quíron é acusado pelo envenenamento porque ele é o filho de Cronos e é demitido do acampamento. A única coisa capaz de livrar a árvore de seu veneno é o Velocino de Ouro, que está localizado na ilha de Polifemo, no Mar de Monstros, também conhecido pelos mortais como o Triângulo das Bermudas.
Então Percy e os seus amigos vão atrás do velocino de ouro tendo grande dificuldade em sua missão.



 A maldição do Titã:
Nessa nova aventura Grove foi disfarçado para uma escola em busca de meios-sangues e encontram dois irmãos poderosos, Nico e Bianca di Angelo. Nesta missão, eles são atacados por um manticora, mas são salvos pelas Caçadoras de Ártemis, que chegam a tempo de ajudar. Annabeth cai de um penhasco em uma tentativa de matar o manticore. Bianca se une às Caçadoras e elas, junto com Nico, Percy, e Thalia, vão para o acampamento. Logo depois de chegarem ao acampamento, Percy descobre que Ártemis foi capturada também. A missão é emitida e um grupo é criado para ir à busca de Ártemis No entanto Percy não faz parte dessa busca. Percy vai à busca de outra aventura com grande descobertas.




A batalha do labirinto:
Percy que ia tentando levar a sua vida normal em uma nova escola é atacado por lideres de torcidas monstros em sua nova escola, então Percy decide voltar para o acampamento meio-sangue onde realmente sente ser o seu lar. E assim que chega ao acampamento descobre que a sua amiga Annabeth está fissurada sobre as historia de um labirinto que foi projetada por Dédalo. Durante um jogo com escorpiões gigantes, Annabeth e Percy encontram uma entrada para o Labirinto. Annabeth também descobre que ela vai liderar uma missão, pela primeira vez em sua vida. Para entrar no Labirinto, Percy tem que encontrar um delta azul (Δ) (representando Dédalo) em uma passagem, tocá-lo, e então entrar no labirinto para encontrar Dédalo. Então Percy, Annabeth, Grover e Tyson sabem que o labirinto Cresce por conta própria, e causando loucura que poderia levar à morte. Com essa nova missão eles descobre que muitas coisas que eles não conheciam passam a conhecer nesse labirinto, mostrando que nem todos são realmente quem pensamos ser.


O ultimo olimpiano:

Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,

Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar.”.

Nessa ultima aventura, Percy é mandado junto com o seu colega de acampamento Charles Beckendorf para descobrir uma maneira de acabar com os seus inimigos na embarcação princesa Andrômeda. Porem os planos dos garotos não acontece exatamente com eles esperam e afunda a embarcação e o jovem Charles morre e Percy desmaia acordando no reino de Poseidon que está do titã do oceano. Percy volta  para o Acampamento Meio-Sangue, de onde sai em uma viagem para investigar o passado de Luke acompanhado por Nico di Angelo.
  Depois disso, Percy começa a organizar a defesa de Nova York uma vez que os Olimpianos estão lutando contra o titã, Tifão, o Olimpo está parcialmente protegido, então começam uma série de batalhas que esgotam os defensores, que apesar de auxiliados por quase todas as estátuas da cidade não conseguem resistir a tantas baixas, nessa missão Percy tem a missão de salvar ou deixar que todos que ele tanto ama e todos os que fazem parte da sua história vivam ou morram.




Sei que ficou faltando muitas coisas, mas caso você não tenha lido ainda não quis tirar o prazer das surpresas que vai ser encontrada enquanto ler a série. Cada livro surpreende de uma forma diferente e que faz viciar rapidinho. A leitura é simples, mas que prende qualquer leitor que gosta de mitologia grega.   Se o que você está esperando da série é: perceber que descobrir em um dia que você é uma pessoa que nunca tinha imagino ser pode mudar sua vida totalmente, ou que tem amigos que não importa a missão sempre vai está juntinho e que nem todos são aquilo que você pensa que é. Isso tudo pode ser encontrado nessa maravilhosa série.




Espero que tenha gostado.

Abraços!!! 

Um comentário:

Oiii... obrigada pela sua visita ^^
Espero que tenham gostado do blog :D
Caso encontrou algum erro ortográfico avise que vai ser corrigido.
Volte mais vezes *_*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...