sábado, 28 de fevereiro de 2015

Resenha literária | Orgulho e Preconceito



Bem, para começar as resenhas literárias, acho mais que justo escrever sobre um dos meus livros preferidos que é orgulho e preconceito, que eu li já faz mais ou menos uns três anos.  Tentarei não dá nenhum spoiler (caso isso aconteça já vão me desculpando).
O livro Orgulho e preconceito (1797) foi escrito pela escritora inglesa   Jane Austen( 1775-1817), de aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil,dissimulada pela leveza da narrativa. Essa obra foi a mais conhecida da autora , que foi  contra os preceitos da sua época, principalmente porque foi uma mulher que escreveu.



                                  
O livro conta a historia de Elizabeth Bennet  (mais conhecida como Lizzy) que mora com os seus pais e mais quatros irmãs com personalidades totalmente diferentes da sua e que estão loucas para casar .  Ela ia levando a vida normalmente até que  a famosa propriedade no Netherfield,perto da casa dela é alugada pelo jovem encantador Mr.Bingley. Como qualquer pessoa precisa de acompanhante o jovem Mr.Bingley não veio sozinho para a cidade veio acompanhado de sua irmã, Caroline Bingley, e de um amigo, Mr. Darcy.  A mãe de Lizzy( uma senhora bastante “empolgada”) logo vê que é uma excelente oportunidade de casar a sua filha mais velha Jane Bennet. Enquanto Bingley é bem recebido pela comunidade, Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada com relação às pessoas do campo. Bingley e Jane Bennet iniciam um relacionamento, a despeito das interferências inadequadas e embaraçosas de Mrs. Bennet e da oposição da irmã de Bingley, que considera Jane socialmente inferior. Enquanto isso, Elizabeth é “ferida” pela rejeição de Darcy durante uma dança local, e decide rebater a indiferença dele com sua perspicácia .  Com uma inteligência e personalidade até certo ponto, desafiadora, para o que se era esperado a uma mulher daquela época, Lizzy vai se envolver numa relação de orgulho, preconceitos, mal entendidos e, sobretudo, de compreensão, consentimento e amor verdadeiro com o tão enigmático Sr. Darcy.



O livro vai sendo composto por dois tipos de personalidade diferente que acha que um sempre pode sobressair mais que o outro. Enquanto isso a sempre se percebe o quanto a autora da a sua opinião no livro.
O que me chama mais atenção do livro é que o livro por ser narrado pela autora dá para perceber o quem ou o quer realmente o personagem quer.
Se você ainda não leu vale a pena, é uma leitura que realmente muito boa, e que mesmo que tenha sido escrita já faz um tempinho o enredo é bem atual.
É um livro de fácil acesso, que pode ser encontrado em qualquer livraria, biblioteca e disponível nesses sites:

Tem também para aqueles que não são muito fãs de leitura, os filmes disponível e uma minissérie da BBC que para mim é super fiel ao livro e você pode encontrar no YouTube .

Eu realmente gosto muito desse livro, principalmente como foi escrito, os personagens e tudo do livro. Foi um livro que rir, fiz muita caretas, fiquei surpresa, chateada em alguns momentos e muito ansiosa para saber o que Jane Austen  tinha preparado para o final.

Eu realmente espero que vocês tenha gostado, sei que ficou faltando muita coisinhas mais foi apenas isso que eu achei que precisava serem  ditas nesse espaço ^^


Abraços !!!!

10 comentários:

  1. Oi Sara, passei por aqui para conhecer seu Blog. Parabéns! Abs

    ResponderExcluir
  2. Ah, saiu como Maravapi = Mara Vasconcelos Pinheiro... Rsrs

    ResponderExcluir
  3. Ah, saiu como Maravapi = Mara Vasconcelos Pinheiro... Rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Sara, passei por aqui para conhecer seu Blog. Parabéns! Abs

    ResponderExcluir
  5. Boa resenha de Orgulho e Preconceito, nunca li nada de Jane Austen e conheço esta história somente pela adaptação para o cinema... Lerei ainda este mês o Orgulho e Preconceito... E vida longa ao blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio , eu sou bastante suspeita sobre as obras de Jane porque eu gosto muito da escritora. Mas recomendo bastante.

      Excluir
  6. Gosto bastante de Jane Austen e este livro é um dos meus favoritos :) A série da BBC também é bastante boa;)

    http://somaisum-livro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Espero que vc me empreste apesar de ja ter assistido o filme com vc.... Preciso ler esse e os outros

    ResponderExcluir

Oiii... obrigada pela sua visita ^^
Espero que tenham gostado do blog :D
Caso encontrou algum erro ortográfico avise que vai ser corrigido.
Volte mais vezes *_*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...